28 de abril de 2013

Macramê

Um tema que me atrai muito, mas que não tive ainda coragem de meter mãos-à-obra: o Macramê!
Tenho visto trabalhos lindíssimos e creio ser uma arte de muita paciência e saber.
Andei a navegar aqui e ali para aprender um pouco sobre a técnica. Não é fácil... mas creio que alguma persistência e força de vontade para seguir em frente serão suficientes.

Macramé significa . Há versões que dizem que a origem da palavra é árabe; outras que é uma palavra turca; outros, ainda, que é de origem francesa. O mais provável é que seja de origem árabe - migramah – que significa “franja ornamental”.

É uma arte com origem na pré-história e surgiu quando o homem teve necessidade de se agasalhar, servindo-se das fibras das plantas, para depois criar os seus objectos. Foi difundida pelo Mundo pelos marinheiros, que faziam os seus utensílios marítimos em alto mar para os trocar em locais de desembarque.
Para fazer macramê é preciso fios e as mãos, auxiliadas às vezes por alfinetes ou por uma base onde se prendem os fios, que podem ser de vários tipos e espessuras, tais como cordões, cordas, linhas, fitas e outros.
As formas mais conhecidas de entrançado são o ponto “nó duplo” (ou o macramê, como muitos lhe chamam) e o ponto “festonê”.
No primeiro, são utilizados três fios: um esticado no meio e os outros dois enlaçam formando nós.
No segundo, são usados 2 fios: um esticado e o outro enlaça formando nós.


Utilizando-se estes dois pontos pode-se criar uma grande variedade de outros pontos secundários.
Para fazer macramê é preciso fios e as mãos, auxiliadas às vezes por alfinetes ou por uma base onde se prendem os fios, que podem ser de vários tipos e espessuras variadas, tais como cordões, cordas, linhas, fitas e outros. 
Podem-se introduzir variantes decorativas (bolinhas, sementes, argolas metálicas, etc)  junto com os nós, para abrilhantar ainda mais o trabalho.


Picado daqui

Picado daqui

Utilizando-se estes dois pontos pode-se criar uma grande variedade de outros pontos secundários.
Há uns dias, encontrei algumas páginas sobre este assunto, onde se pode aprender a técnica através de tutoriais e vídeos.

Partilho-as, como referência.


Um dia destes vou-me divertir a tentar fazer os nós.

A todos uma excelente semana.

Sem comentários:

Enviar um comentário